sábado, 10 de agosto de 2013

Equipe do CEO Regional de Sobral participa de Curso para Habilitação em Sedação Inalatória


Equipe do CEO Regional de Sobral participou esse semana entre os dias 05 e 10 de Agosto de 2013 no CEO regional de  Caucaia de um Curso para Habilitação em Sedação Inalatória com Óxido Nitroso. O curso teve duração de 06 dias com aulas teóricas e prática, com carga horária de 96 horas no total. A idéia é usar o aparelho para trazer mais conforto aos nossos pacientes em todas as áreas da Odontologia. O Curso teve a parceria da ABO-CE, NUASB/SESA, Consórcio de Saúde de Caucaia (CISVALE). Os profissionais do CEO Regional de Sobral tiveram seus custos e inscrições pagas pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral.

Dentistas com treinamento apropriado  podem realizar Sedação via oral de uma forma segura e efetiva. A maioria das terapias Odontológicas vem acompanhadas de pacientes fóbicos, ansiosos ou apreensivos, ”medrosos”, no sentido do uso da Anestesia Local ou Sedação. No entanto, o uso adequado do Anestésico Local deve ser considerado como o primeiro passo, não somente para o controle da dor como também para o controle da ansiedade, uma vez que o paciente submetido á anestesia local efetiva permanece mais seguro em relação á abordagem Odontológica.

Vários depressores do Sistema Nervoso Central (SNC) podem alterar o nível de consciência. Muitos deles podem produzir um estado hipnótico, se usado em grandes doses, mas somente poucos e selecionados agentes podem produzir um estado de Anestesia Geral.

O potencial para complicações não está limitado ao estado de Anestesia Geral, as complicações  podem acompanhar em qualquer grau de indução por drogas de  depressão do Sistema Nervoso Central (SNC).

A Depressão Respiratória e Cardiovascular são as complicações que mais preocupam. A depressão respiratória representa a principal variável negativa relacionada com a Sedação Consciente, e quando se tornar irreconhecida, isto é,  se não reconhecida se torna a mais séria das complicações envolvidas neste procedimento. Outra complicação adicional é a questão Sedar o paciente ou Não Sedar o paciente? Pelo fato de que quase toda a Odontologia é praticada geralmente de forma  eletiva, onde raramente nos deparamos com situações  que  envolvem, em algum grau, algum risco de vida! O nervo pode morrer, um dente pode ser perdido, mas o paciente deve continuar vivo e saudável. Então é difícil aceitar um tratamento, mesmo que remotas possibilidades, de envolver qualquer risco com o paciente na nossa Profissão, no entanto uma simples administração de Anestésico Local envolve algum risco, porém um protocolo de segurança é aplicado para que se realize uma anestesia local, sendo assim, na Sedação, com treino e prática na arte e técnica se torna semelhante.

A Sedação Moderada (consciente), Sedação Profunda e mesmo a Anestesia Geral apresentam estatísticas seguras e favoráveis. Além disso, estas estatísticas se tornam extremamente favoráveis com a introdução de aparelhos modernos para monitoração do paciente realizado sempre por profissionais treinados e, principalmente, quando realizado exatamente como indicado por 2 profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário